Nasci na Serra da Gardunha e vivo na Cidade. Adoro a minha Alpedrinha mas não dispenso o buliço cosmopolita. Vivo entre a minha Vila, a mais linda de Portugal e arredores, e a minha cidade, onde trabalho e convivo com os meus amigos.Entre a Serra e a Cidade tentará ser o espelho desse contraste...
1 Comments:
Atenção Paula! Este é um batente em forma de argola...
No “Vocabulário Português de Origem Árabe”, José Pedro Machado diz que esta palavra - aldraba - vem do árabe «Ad-Dabbâ» e define-a como “trinco, lingueta, ferrolho.”
Noutra obra do mesmo autor (“Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa”), constata-se que aldraba, aldrava, são termos citados em documentos do século XV, aparecendo este exemplo, em 1456: “... e armelhas pera as ditas portas e por aldrabas para as ganellas...”
Num dicionário, encontramos esta caracterização: “tranqueta de ferro com que se fecha a porta; peça metálica para bater às portas.”
Noutro, descreve-se o objecto e a sua utilidade. A aldrava (sinónimo de aldraba), será então: “Peça de ferro, na parte anterior de uma porta, servindo para bater nesta, a fim de chamar a atenção de quem está dentro, e para erguer a tranqueta que segura a porta do lado posterior.”
Ainda noutro, trata-se de “peça de ferro, em forma de argola ou martelo, para bater, abrir ou fechar portas.”
O próprio “dicionário da construção”, consultável na Internet, remete-nos para a ideia de uma “argola que fica do lado de fora da porta e serve de instrumento para bater à porta”
Todavia, é na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira que encontramos a melhor e mais completa descrição:
“Argola fixa por uma extremidade na parte anterior das portas, a qual serve para bater nesta e para levantar a tranqueta que segura a porta do lado posterior (...) Peça de ferro ou de bronze, de formas diversas, móvel na parte superior e terminando inferiormente em martelo, que se fixa na face anterior das portas, e que se levanta e deixa cair sobre uma espera de ferro, quando se quer bater à porta. (...) Ferragem para fechar por dentro portas e postigos, formada por arame de ferro revirado em gancho dum lado e do outro articulado numa argola, ou ponto fixo; o gancho entra numa argola fixa ao arco da porta.”
(in Maçarico, Luís Filipe,"A Função Antropológica da Aldraba" (2003) "Arqueologia Medieval", nº8,pp.301-311, Maio de 2004, edição Afrontamento/Campo Arqueológico de Mértola.
Longe de mim estar aqui a fazer o "número" da erudição...tentei com esta achega contribuir para esclarecer alguma confusão..
Bjs
LFM
Enviar um comentário
<< Home