27.2.08

SOCORRO!!!!!!!!!!!!!! UMA PROFESSORA DESESPERADA!!!!!!

Será possível continuar a ser boa professora com o novo regime de Avaliação de Desempenho????Eu bem gostava, mas das duas uma, ou continuo a trabalhar e esforçar-me por ser o melhor que sei, como professora, ou a desperdiçar tempo e esforços a mostrar que o sou sem sê-lo...
Alguém entende o que quero dizer???
É que a burocracia que exige esta nova Avaliação não me dá alternativa... sou só uma e o dia só tem 24 horas, ainda não dei por ter aumentado...Continuo com cinco turmas (quase cem[100] alunos), sou representante de grupo e coordeno um jornal escolar...
O que querem mais de mim????
Que me multiplique em papéis bonitos, em milagres decorativos e retórica empolgante????
E os alunos??? abandono-os... fingindo que é por eles que faço isto tudo???
Ou será que nunca fui sequer uma professora razoável???
A julgar pelas palavras de carinho que antigos e actuais alunos me enviam, até me sinto feliz, porque me respeitam, independentemente de terem sido bons ou maus alunos, são excelentes pessoas... e enviam-me mensagens muito doces, de estima e alento... Isto conta????
Agora tenho que encontrar "evidências" para tudo... Vou passar a gravar as aulas e já não preciso de entregar projecto individual, planos, nem relatórios???
Em que sanita foi congeminado este sistema de avaliação??? ou melhor, em que esgoto???
Está tudo surdo, cego???? alguém me entende????
SOCORRO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Sou velha demais para mudar de profissão, e adoro ensinar, sou nova demais para me reformar... Enfim... não tenho para onde me virar!!!!!
Comecei a carreira com assento no Conselho Pedagógico, como delegada de grupo, e durante anos fui membro deste órgão pedagógico com gosto, iniciativa, empenho... já fiz parte de um Conselho Directivo (era assim que se chamava na altura), já fiz parte de duas Assembleias de Escola, fui a primeira Coordenadora do meu Departamento, eleita mal saiu o 115/A, sou coordenadora do Jornal da Escola já nem sei há quantos anos... fui Directora de Turma... não há órgão de escola por onde não tenha passado, grupo de avaliação de professores no antigo formato, grupo de Redacção de Regulamento Interno, sei lá que mais.... Até um Bom tive na antiga Avaliação!!! o que não me serve para nada!!! Tenho créditos de Acções de Formação de sobra sempre... Mas nada disto foi tido em considerção para poder vir a ser Titular, porque não tenho tempo de serviço para estar no escalão candidato... sou nova demais para ter esse tempo de serviço... Mas pontos não me faltavam... se pudesse concorrer.... Sou punida por ser nova demais...
Os Titulares serão as pessoas mais indicadas para gerir o futuro das escolas e para avaliar???
Haverá casos que sim... outros há que, infelizmente, não... não têm nem experiência de cargos, nem perfil, nem competências.... alguns não sabem nem como se liga um computador, quanto mais elaborar um Power Point, criar um blog, enviar um mail... Mas são esses os Titulares...
Também não queria estar na pele deles e ter que avaliar os meus pares... Não é suposto que para avaliar haja legitimidade, autoridade, validade, distância??? Porque é que não é o aluno que avalia o professor???? Científica e pedagogicamente todos sabemos que só pode avaliar-se seriamente se o avaliador estiver acima do avaliado, em competências, em saber, em formação adequada, em autoridade, com profissionalismo.... Como poderá esta avaliação ser justa????
E como pode ainda ser justa se sou condenada/avaliada pelos resultados dos meus alunos??? Eles não se aplicam, não me ouvem, não trabalham, nem que eu faça o pino, e eu é que sou má professora???
Dentro da mesma turma tenho alunos com 18 valores e com 6 valores, por exemplo, fruto da mesma aplicação de critérios de avaliação de que têm conhecimento, a professora é a mesma, onde está o problema????? O processo ensino-aprendizagem é bilateral... eu não trabalho para mim, mas para os meus alunos... se há os que aproveitam e obtém resultados, há também os que não querem, não se empenham, não têm objectivos pessoais ou estrutura familiar que os apoie, é culpa minha????
Argumentos não me faltam...
Fico-me por estas questões superficiais que ninguém quer ver...
Fico deprimida, enxovalhada pela tutela...
Estou triste, desapontada, mas não me calo... até que a voz me doa, que as palavras, essas já doem demais!!!

1 Comments:

Blogger Cati said...

Sem desprimor dos argumentos apresentados, e com os quais concordo plenamente, só tenho pena que não se fale mais nos professores que são ainda mais penalizados porque são ainda mais novos e, quando têm trabalho, fazem-no em condições extremamente precárias...

Porque não se fala mais nos que, como eu, trabalham para o estado a recibos verdes? Para quando uma discussão séria sobre a vergonha e o abandono a que nos votam?

Tanto mais para dizer... Lute! Lutemos todos! Por uma profissão que merece justiça... na execução, na visão, na essência!

sexta-feira, março 28, 2008  

Enviar um comentário

<< Home