30.4.06

Primeiro Aniversário da ALDRABA

Dia 29 de ABRIL
Na Rua do Possoulo, Lisboa, a Associação "Os Combatentes" (Grupo Dramático e Popular), que celebra este ano o seu 100º aniversário, foi a anfitriã para a Associação do Espaço e Património Popular, a ALDRABA, comemorar o seu primeiro aniversário... com direito a bolo e tudo!!
Depois de um Almoço onde não estive presente mas que segunda consta foi farto, já passava das 15:00H quando cheguei ao salão dos Combatentes, onde muitos associados já estavam e outros tantos foram chegando, à boa moda portuguesa, uma vez que a sessão devia começar às 15H e às 15:30H ainda não tinha iniciado.
Falou primeiro o Sr. Presidente da Direcção, Dr. Luis Filipe Maçarico, apresentou-se o 1º Boletim Aldraba, falaram várias personalidades que estavam na mesa: dos Combatentes, da Aldraba, da Junta de Freguesia dos Prazeres... mas o melhor, que estava programado mas brilhou e aqueceu todas as almas, foram os poemas!! depois do grupo de Jazz criar um ambiente acolhedor e diferente.
Mais de 14 poetas ou decalmadores/comunicadores, apresentaram/disseram poemas seus ou de outros... une-os o facto de serem associados da Aldraba, na diversidade dos temas ou estilos da poesia dita: alentejana, lisboeta ou beirã... foram emoções!
A Rosa Dias começou... alentejana radiosa, não disse... viveu, emocionou, representou, arrepiou e o público retribuiu com as palmas e os bravos merecidos para uma poesia e poetisa assim: intuitiva, repentista, com aquele sotaque genuino...
Seguiram-se os restantes... que não vou aqui adjectivar individualmente, até porque também eu partilhei os meus poemas com aquele público maravilhoso. Foram todos brilhantes! O Luís Maçarico, que já todos conhecemos, a Pombinho, a São Baleizão, a Margarida Alves, o Mané (que teve que improvisar porque não tinha os poemas em papel mas numa pen que não consegui abrir), a Carmen Filomena, uma declamadora exepcional, enfim, se não os enumero todos, perdoem-me, foram todos cintilantes... Ah o Jorge Rua de Carvalho, com os seus 87 anos, Kalidás Barreto, em memória do seu pai, Adeodato Barreto... a todos muitos parabéns pelas palavras e pelo envolvimento. Não posso esquecer a associada que cantou com o adufe, Mariana Torrinha, que encantou com a sua voz tão doce e afinada, por duas vezes.
Depois da poesia veio o Cante Alentejano, pelas vozes do grupo "Amigos do Alentejo", do Clube Recreativo do Feijó... Foi o auge! Embalaram o auditório de uma forma comovente!
Seguiu-se um lanche, para partir o bolo de aniversário, e ainda pudémos ouvir outros poetas donde destaco a Elsa Noronha que conheço da minha escola (Matias Aires no Cacém) e não imaginava ir ali encontrar... como sempre luminosa!
Há um ano, no dia 25 de Abril de 2005, nasceu a ALDRABA, e é com orgulho que posso dizer que estive ali, no Ateneu Comercial de Lisboa, com a minha cara-metade, e fomos sócios-fundadores desta Associação que pretende defender o património, visível e invisível, a que muitos insistem voltar as costas, ou simplesmente destruir... mas Associações como a ALDRABA combatem corajosamente essas atitudes e vão continuar a fazê-lo por muitos e longos anos! Não somos aldrabões, somos aldrabistas ou aldrabenses... como preferirem!

2 Comments:

Blogger oasis dossonhos said...

Que bonito Paula! Fico sempre sem jeito quando te leio e tocas em sonhos comuns e mesmo quando falas de ti, das tuas alegrias e apreensões. És jóia rara desde o dia em que te conheci, e de uma forma tão cativante desvendaste aos outros o poeta e os seus objectos biográficos, que depois na tua terra partilhaste com testemunhos palpáveis.
Gosto tanto de ti e desse teu companheiro ternurento e insubmisso.
Bem Hajam por serem assim e estarem tão perto de mim em tanta coisa.
Amo-vos!
Luís

domingo, abril 30, 2006  
Blogger paula silva said...

Nem sei como agradecer estas palavras de tanto alento, ternura e generosidade.
Espero estar sempre à altura de ter um AMIGO como TU!
BJS do tamanho da serra da Gardunha

terça-feira, maio 02, 2006  

Enviar um comentário

<< Home