26.12.05

Momentos... Um Presente de Natal


A Ana, serena, concentrada e iluminada...

Rosa Dias: Pensativa!

O Luis: numa maratona de autógrafos, há que mudar de cartucho para a caneta poder desenhar mais umas palavras de carinho... sempre personalizadas!

21.12.05

Pormenor do Presépio da casa dos meus pais em Alpedrinha


Este Presépio acompanhou toda a minha infância... Construí-lo ano após ano era uma felicidade, uma emoção, uma delícia mágica, com sabor a paz e sonhos, calor humano rodeado de granito e águas geladas, às vezes de neve...
...e havia sempre um pinheiro com luzinhas e fitas brilhantes e à volta um sem número de presentes com os nomes dos familiares e amigos: UMA FESTA!
Depois da Missa do Galo trocam-se os presentes e é o sabor a partilha, a união... entre beijos e abraços comovidos!

Feliz Natal com Saúde e Alegria



Um Natal Cheio de Paz, Saúde e Momentos de Felicidade para todo o mundo, mas em especial para os meus amigos!

19.12.05

Memórias do Contrabando em Santana de Cambas - Um Contributo Para o Seu Estudo





Fotos para Recordar Momentos inesquecíveis de partilha, carinho, histórias, memórias, gestos e palavras...

Memórias do Contrabando em Santana de Cambas-Um Contributo Para o Seu Estudo





Foto 1 - Entrada de Santana de Cambas
Foto 2 - Luís Maçarico, atento aos testemunhos...
Foto 3 - Assistência
Foto 4 - Rosa Dias a ler o seu poema editado no livro

Memórias do Contrabando em Santana de Cambas-Um Contributo Para o Seu Estudo: um lançamento inolvidável...


No dia 17 de DEZEMBRO, na Junta de Freguesia de Santana de Cambas (concelho de Mértola) foi lançado o livro de LUÍS FILIPE MAÇARICO “Memórias do Contrabando em Santana de Cambas-Um Contributo Para o Seu Estudo”, edição da Junta de Freguesia de Santana de Cambas.
A obra foi apresentada por José Rodrigues Simão, presidente da Junta de Freguesia de Santana de Cambas (e excelente anfitrião), Miguel Rego, historiador do Campo Arqueológico de Mértola, Sónia Frade, Antropóloga, dirigente da Aldraba - Associação do Espaço e Património Popular e pelo Autor. A poetisa Rosa Dias leu, de forma sublime, como é seu carisma, um poema de sua autoria integrado neste trabalho de investigação antropológica.
Estiveram ainda presentes: o Sr. Presidente da Câmara de Mértola que proferiu algumas palavras no sentido de elogiar o livro, a iniciativa e o calor humano que se viveu naquele espaço; entidades espanholas, nomeadamente o Alcaide de uma freguesia vizinha; testemunhos vivos do contrabando, espanhóis e portugueses; entre outros.
A assistência (mais de uma centena de pessoas emocionadas) foi convidada a partilhar as suas opiniões sobre o tema do contrabando donde ressaltou a importância económica, social e cultural dessa actividade, dando-se particular atenção à entreajuda entre os dois povos, ao humanismo desses homens que fugindo às autoridades dos dois lados da fronteira, desafiavam constantemente a sorte, a vida, a sobrevivência e essencialmente a dureza física e psicológica que estes homens viveram durante um tempo em que política e socialmente a vida era de uma dificuldade inimaginável para os jovens de hoje. O povo espanhol ali representado agradeceu calorosamente ao povo português toda a ajuda que ao longo de anos esses corajosos homens deram, relatando-se na primeira pessoa um caso particular de familiares espanhóis "resgatados", ajudados pelo povo de Santana de Cambas, que só sobreviveram graças a esse humanismo grandioso.
Os testemunhos de alguns contrabandistas ainda vivos foram emocionantes e fizeram chorar alguns elementos da plateia... É que na verdade o maior contrabando que se fez, para além do café ou do arroz, foi o de amor, partilha, carinho, amizade e valores...
Foi uma tarde única de calor humano, passado histórico recuperado, realidades esclarecidas, uma vez que quase sempre o contrabando é evocado de um ponto de vista puramente negativo.
Resta ler o livro para uma melhor visão deste contributo que o Luís Maçarico dá para a história do Contrabando, um contributo que não se esgota no livro e se viveu ali mesmo, de uma forma inolvidável....
Parabéns à Junta de Freguesia de Santana de Cambas, ao Luís Maçarico e a todos quantos contribuíram para a obra e para essa tarde de sábado onde estiveram amigos de todos os cantos de Portugal: Aveiro, Lisboa, Almada, vários pontos do Alentejo...