13.11.08

Eu Estive lá - Manifestação de Professores: 8 de Novembro

Eu estive lá!!!!! Garanto-vos que eram mais de 120.000... ainda que a Polícia não pudesse dar estimativas... das duas uma, ou foram instruídos nesse sentido, de não divulgar o número por ser mais do que se esperava, ou era mesmo tanta gente que nem mesmo estes especialistas, habituados a este tipo de cálculo, conseguiram ter noção de quantos eram...
Com civismo e boa disposição, apesar do cansaço e revolta, ficou bem claro que este Modelo de Avaliação não agrada a ninguém, por ser injusto, irresponsável, burocrático, anti-pedagógico e desestabilizador... ainda que a Ministra se esforce por dizer o contrário... Estes mais de 120.000 sabem bem o que não querem!!
Eu também estive lá... e estou com todas as formas de luta cívicas para acabar com esta indecência de avaliação sem critério, injusta, anti-pedagógica, contra esta propotência descarada e insultuosa contra os professores que dão todos os dias o seu melhor nas escolas e em casa, com trabalho árduo e muitos sacrifícios.
A insensibilidade destes governantes e a manipulação para fazer passar à opinião pública, menos informada, uma ideia errada de quem somos e o que fazemos é vergonhosa, num país dito democrático...
É o fim da cooperação entre professores, o princípio da competição insensível, a avaliação feita entre pares... quantas vezes os avaliadores são menos qualificados do que os avaliados? e sem qualquer competêcnia na área académica em que vão avaliar???... Os avaliadores também não se sentem bem nesta pele de lobo que os obrigaram a vestir, por muito cordeiros que queiram ser... Eu sou professora e posso avaliar os meus alunos porque tenho uma Licenciatura de quatro anos, uma especialização no Ramo de Formação Educacional, de dois anos, com estágio. Fui avaliada permanentemente, para provar que tinha as competências para exercer tal função, por quem tinha autoridade para me avaliar. Agora vai contar para a minha avaliação os próprios resultados dos alunos???!!!!! é incompatível... é jogo sujo... se tiver alunos desinteressados, sem capacidades, sem saberem português, por exemplo, faço o quê??? Por muito que me desdobre em estratégias, basta que o aluno não queira aprender para não atingir os resultados desejáveis... então prejudico-me avaliando-o com justiça ou penso na minha avaliação e até "passo a mão pelo pêlo" do menino difícil, adolescente imaturo... Nem quero pensar!!!!
Lutarei pelas vias que me forem possíveis... ponham na minha escola um manifesto, uma posição, um documento coerente e digno a correr, que eu assino... Temos que ser coerentes, se estivémos lá é porque discordamos, não sejamos hipócritas, temos que o mostrar por outras vias, ao próprio Ministério, por escrito, o que sentimos e o que pensamos.








3 Comments:

Blogger Cati said...

Eu e a mãe Glória tb lá estivemos!

Uma grande beijoca com saudades!

sexta-feira, novembro 14, 2008  
Blogger oasis dossonhos said...

Excelente reportagem.
O teu blogue foi contemplado com um dos 15 prémios Dardos que me coube distribuir.
Bjs
Luís

Cabe agora aos contemplados com o Prémio Dardos (se o aceitarem) procederem à seguinte actuação:

1. Exibir a respectiva marca /imagem;

2. Linkar o blog através do qual recebeu o prémio;

3. Escolher quinze (15) outros blogs aos quais atribuirá o "Prémio Dardos".

sexta-feira, novembro 14, 2008  
Blogger Maria Madalena said...

O PS (Partido Socretinos) quer acabar connosco, com aquela imagem de candura, de inocência, de quem não erra nunca, numa semana diz que sim que é perfeito, na outra pede desculpa porque afinal é preciso para bem da educação, e a seguir diz que não, que realmente havia burocracia e alterações a ser feitas... afinal quando é que as mentiras param?

sábado, novembro 22, 2008  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home