29.2.08

Sol ou Sal???

Sol ou Sal???

Quantas vezes
na procura do sol
é o sal que encontro???...

Quantas vezes
o sorriso que mostramos
são lágrimas
que escondemos???

Quantas vezes
na busca de nós
nos perdemos???

Quantas vezes
o sol é sal???
sem sabermos
porquê....

Quantas vezes!!????!!!!

Paula Silva 28 de Fevereiro, 2008

Etiquetas:

27.2.08

SOCORRO!!!!!!!!!!!!!! UMA PROFESSORA DESESPERADA!!!!!!

Será possível continuar a ser boa professora com o novo regime de Avaliação de Desempenho????Eu bem gostava, mas das duas uma, ou continuo a trabalhar e esforçar-me por ser o melhor que sei, como professora, ou a desperdiçar tempo e esforços a mostrar que o sou sem sê-lo...
Alguém entende o que quero dizer???
É que a burocracia que exige esta nova Avaliação não me dá alternativa... sou só uma e o dia só tem 24 horas, ainda não dei por ter aumentado...Continuo com cinco turmas (quase cem[100] alunos), sou representante de grupo e coordeno um jornal escolar...
O que querem mais de mim????
Que me multiplique em papéis bonitos, em milagres decorativos e retórica empolgante????
E os alunos??? abandono-os... fingindo que é por eles que faço isto tudo???
Ou será que nunca fui sequer uma professora razoável???
A julgar pelas palavras de carinho que antigos e actuais alunos me enviam, até me sinto feliz, porque me respeitam, independentemente de terem sido bons ou maus alunos, são excelentes pessoas... e enviam-me mensagens muito doces, de estima e alento... Isto conta????
Agora tenho que encontrar "evidências" para tudo... Vou passar a gravar as aulas e já não preciso de entregar projecto individual, planos, nem relatórios???
Em que sanita foi congeminado este sistema de avaliação??? ou melhor, em que esgoto???
Está tudo surdo, cego???? alguém me entende????
SOCORRO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Sou velha demais para mudar de profissão, e adoro ensinar, sou nova demais para me reformar... Enfim... não tenho para onde me virar!!!!!
Comecei a carreira com assento no Conselho Pedagógico, como delegada de grupo, e durante anos fui membro deste órgão pedagógico com gosto, iniciativa, empenho... já fiz parte de um Conselho Directivo (era assim que se chamava na altura), já fiz parte de duas Assembleias de Escola, fui a primeira Coordenadora do meu Departamento, eleita mal saiu o 115/A, sou coordenadora do Jornal da Escola já nem sei há quantos anos... fui Directora de Turma... não há órgão de escola por onde não tenha passado, grupo de avaliação de professores no antigo formato, grupo de Redacção de Regulamento Interno, sei lá que mais.... Até um Bom tive na antiga Avaliação!!! o que não me serve para nada!!! Tenho créditos de Acções de Formação de sobra sempre... Mas nada disto foi tido em considerção para poder vir a ser Titular, porque não tenho tempo de serviço para estar no escalão candidato... sou nova demais para ter esse tempo de serviço... Mas pontos não me faltavam... se pudesse concorrer.... Sou punida por ser nova demais...
Os Titulares serão as pessoas mais indicadas para gerir o futuro das escolas e para avaliar???
Haverá casos que sim... outros há que, infelizmente, não... não têm nem experiência de cargos, nem perfil, nem competências.... alguns não sabem nem como se liga um computador, quanto mais elaborar um Power Point, criar um blog, enviar um mail... Mas são esses os Titulares...
Também não queria estar na pele deles e ter que avaliar os meus pares... Não é suposto que para avaliar haja legitimidade, autoridade, validade, distância??? Porque é que não é o aluno que avalia o professor???? Científica e pedagogicamente todos sabemos que só pode avaliar-se seriamente se o avaliador estiver acima do avaliado, em competências, em saber, em formação adequada, em autoridade, com profissionalismo.... Como poderá esta avaliação ser justa????
E como pode ainda ser justa se sou condenada/avaliada pelos resultados dos meus alunos??? Eles não se aplicam, não me ouvem, não trabalham, nem que eu faça o pino, e eu é que sou má professora???
Dentro da mesma turma tenho alunos com 18 valores e com 6 valores, por exemplo, fruto da mesma aplicação de critérios de avaliação de que têm conhecimento, a professora é a mesma, onde está o problema????? O processo ensino-aprendizagem é bilateral... eu não trabalho para mim, mas para os meus alunos... se há os que aproveitam e obtém resultados, há também os que não querem, não se empenham, não têm objectivos pessoais ou estrutura familiar que os apoie, é culpa minha????
Argumentos não me faltam...
Fico-me por estas questões superficiais que ninguém quer ver...
Fico deprimida, enxovalhada pela tutela...
Estou triste, desapontada, mas não me calo... até que a voz me doa, que as palavras, essas já doem demais!!!

21.2.08

PENSAR

Pensar

Penso que penso
e não dispenso
este estado...

Pode até doer
todo este saber
mas nada posso
fazer!!!

Sei da dor
de percorrer
o caminho traçado
às vezes salgado...

Mas também sei
dos sorrisos
beijados
e abraçados...

Sei do sol
e da lua
do mar
e da terra
em silêncio...

Sei
porque penso
e não desisto
de lutar!!!

Paula Silva, 13 de Janeiro 2008

O Insustentável Peso de Ser

O Insustentável Peso de Ser

Sei da dor ao caminhar
e do encontro com os espinhos;
Sei de rostos salgados
e da ausência insustentável;
Sei dos desencontros
e das inquietações;
Sei do tempo hostil
e do desespero de não saber...
Sei do insustentável peso de ser
apenas humana...
Sei de sonhos impossíveis
e da crueldade do real...
Sei das mágoas cravadas
e da pele em arrepio...
Sei dos pesadelos
e dos abismos...
Sei muito menos
ou muito mais
do que queria???
Sei apenas
que não desisto
enquanto houver amor...

Paula Silva, 19 de Janeiro de 2008

Holocausto... Nunca Aconteceu??????!!!!!!!

Depois de meses de ausência na blogosfera, regresso.

Às vezes não há disposição, nem tempo, nem sanidade mental para mantermos um ritmo que até desejávamos... Simplesmente porque: "Eu sou eu e a minha circunstância" - não sou o que quero, nem quando quero... não tenho o que quero, sou um ser tão insatisfeito, inacabado, como a maioria da humanidade, um ser inconstante, inquieto, mas também com convicções e alguma esperança.

O texto que se segue não é meu, enviaram-me para o Hi5, mas julgo que merece uma divulgação massiva, daí a decisão de o publicar aqui. É um pretexto para regressar... e talvez me auto-incentivar a continuar...




Isto nunca aconteceu???????

"Exactamente como previsto há cerca de 60 anos : É uma questão de história lembrar que, quando o Supremo Comandante das Forças aliadas, General Dwight D.Eisenhower encontrou as vítimas dos campos de concentração, ordenou que fosse feito o maior número possível de fotos, e fez com que os alemães das cidades vizinhas fossem guiados até aqueles campos e até mesmo enterrassem os mortos. E o motivo, ele assim explicou: "Que se tenha o máximo de documentação - façam filmes - gravem testemunhos - porque, em algum ponto ao longo da história, alguém se erguerá e dirá que isto nunca aconteceu".
.................................................
"Tudo o que é necessário para o triunfo do mal, é que os homens de bem nada façam". (Edmund Burke) Relembrando: Esta semana, o Reino Unido removeu o Holocausto dos seus currículos escolares porque "ofendia" a população muçulmana, que afirma que o Holocausto nunca aconteceu... Este é um presságio assustador sobre o medo que está a atingir o mundo, e o quão facilmente cada país está a deixar-se levar. Estamos há mais de 60 anos do término da Segunda Guerra Mundial.
.................................................
Em memória dos 6 milhões de judeus, 20 milhões de russos, 10 milhões de cristãos, 1900 pastores evangélicos, missionários, padres, inúmeros ciganos que foram assassinados, massacrados, violentados, queimados, mortos de fome e humilhados, enquanto a Alemanha e a Rússia olhavam em outras direcções. Agora, mais do que nunca, com o Irão, entre outros, sustentando que o "Holocausto é um mito ", torna-se imperativo fazer com que o mundo jamais esqueça.
.................................................
A intenção é que esta mensagem seja lida por milhões de pessoas."

Não podemos nem devemos esquecer o que a História nos ensina...

E já agora... como o nosso governo anda a importar tudo o que há de mau, como o novo modelo de Avaliação dos Professores, perverso, anti-científico, desumano e indigno da profissão, só espero que não importem mais esta ideia... Aí mudo-me mesmo de país, ou de planeta!!!!