30.4.06

Estreia no 1º Aniversário da Aldraba

Não foi a primeira vez que disse poesia em público, mas foi a primeira vez que disse a minha poesia (?) em público.
Por exemplo em Évora, há alguns anos, na apresentação de um dos livros do Maçarico, onde contribuí com a introdução, disse poemas do nosso amigo... e não há ano lectivo que não partilhe com os meus alunos poesia, enquanto uma das expressões máximas da estética!
Em Alpedrinha, convidada para alguns Encontros de Poetas, não pude ser eu a dizer os meus poemas (?), por razões de saúde... quis o destino que fosse pela Aldraba, nos Combatentes, vá-se lá saber porquê!... foi no dia 29 de Abril, para comemorar o 1º aniversário da Aldraba.
Deixo aqui os poemas que ali partilhei. Alguns esperam ser publicados num projecto com o Luis Maçarico, patrocinado pela Câmara do Fundão. Os mais intimistas continuam na gaveta, à espera de coragem para um dia serem dados à luz!

Segredo-cereja

Num canto do lameiro
Da quinta dos meus avós
Havia uma cerejeira
Inteligente…
Um dia segredou-me
Em voz de vento
E cor de paixão
Bem redonda
Que só morrem
Verdadeiramente
Os sem coração
E sem memória!

Trabalho no campo

Em passos demorados
Saboreiam os silêncios
Suspensos ao toque do sino

De semblantes enrugados
Mastigam o passado
Que o futuro já não traz

Carregam a dureza
do trabalho no campo

Já não sonham
Mas ainda vão às festas
à missa
e aos funerais.


Al(pedrinha) I

Um materialista questionava:
Uma terra com alma?

Um dia o destino
Levou-o à encosta
Onde o granito é água,
O verde é luz,
O azul é serra,
E os segredos respiram-se!

O materialista confessou:
Reconheço, e muito me custa,
Há pedrinhas com alma!

1º Aniversário da ALDRABA Fotos II






1º Aniversário da Aldraba - Fotos I



Primeiro Aniversário da ALDRABA

Dia 29 de ABRIL
Na Rua do Possoulo, Lisboa, a Associação "Os Combatentes" (Grupo Dramático e Popular), que celebra este ano o seu 100º aniversário, foi a anfitriã para a Associação do Espaço e Património Popular, a ALDRABA, comemorar o seu primeiro aniversário... com direito a bolo e tudo!!
Depois de um Almoço onde não estive presente mas que segunda consta foi farto, já passava das 15:00H quando cheguei ao salão dos Combatentes, onde muitos associados já estavam e outros tantos foram chegando, à boa moda portuguesa, uma vez que a sessão devia começar às 15H e às 15:30H ainda não tinha iniciado.
Falou primeiro o Sr. Presidente da Direcção, Dr. Luis Filipe Maçarico, apresentou-se o 1º Boletim Aldraba, falaram várias personalidades que estavam na mesa: dos Combatentes, da Aldraba, da Junta de Freguesia dos Prazeres... mas o melhor, que estava programado mas brilhou e aqueceu todas as almas, foram os poemas!! depois do grupo de Jazz criar um ambiente acolhedor e diferente.
Mais de 14 poetas ou decalmadores/comunicadores, apresentaram/disseram poemas seus ou de outros... une-os o facto de serem associados da Aldraba, na diversidade dos temas ou estilos da poesia dita: alentejana, lisboeta ou beirã... foram emoções!
A Rosa Dias começou... alentejana radiosa, não disse... viveu, emocionou, representou, arrepiou e o público retribuiu com as palmas e os bravos merecidos para uma poesia e poetisa assim: intuitiva, repentista, com aquele sotaque genuino...
Seguiram-se os restantes... que não vou aqui adjectivar individualmente, até porque também eu partilhei os meus poemas com aquele público maravilhoso. Foram todos brilhantes! O Luís Maçarico, que já todos conhecemos, a Pombinho, a São Baleizão, a Margarida Alves, o Mané (que teve que improvisar porque não tinha os poemas em papel mas numa pen que não consegui abrir), a Carmen Filomena, uma declamadora exepcional, enfim, se não os enumero todos, perdoem-me, foram todos cintilantes... Ah o Jorge Rua de Carvalho, com os seus 87 anos, Kalidás Barreto, em memória do seu pai, Adeodato Barreto... a todos muitos parabéns pelas palavras e pelo envolvimento. Não posso esquecer a associada que cantou com o adufe, Mariana Torrinha, que encantou com a sua voz tão doce e afinada, por duas vezes.
Depois da poesia veio o Cante Alentejano, pelas vozes do grupo "Amigos do Alentejo", do Clube Recreativo do Feijó... Foi o auge! Embalaram o auditório de uma forma comovente!
Seguiu-se um lanche, para partir o bolo de aniversário, e ainda pudémos ouvir outros poetas donde destaco a Elsa Noronha que conheço da minha escola (Matias Aires no Cacém) e não imaginava ir ali encontrar... como sempre luminosa!
Há um ano, no dia 25 de Abril de 2005, nasceu a ALDRABA, e é com orgulho que posso dizer que estive ali, no Ateneu Comercial de Lisboa, com a minha cara-metade, e fomos sócios-fundadores desta Associação que pretende defender o património, visível e invisível, a que muitos insistem voltar as costas, ou simplesmente destruir... mas Associações como a ALDRABA combatem corajosamente essas atitudes e vão continuar a fazê-lo por muitos e longos anos! Não somos aldrabões, somos aldrabistas ou aldrabenses... como preferirem!

22.4.06

ANIVERSÁRIO DO PAULO

No dia 16 de Março o meu maridão fez 44 anos...




...Ofereci-lhe novamente o meu coração, um beijo
e uma mesa farta... rodeada de Amigos!!!

Olhar Lente(O)