27.6.06

Ainda os Professores e Isto não é Anedota!!!!!!

Antigamente o professor olhava para o aluno indisciplinado, perguiçoso e insolente e dizia-lhe, com segurança e frontalidade:
- Porta-te bem, senão os teus pais vão saber como andas perguiçoso, não fazes os trabalhos de casa, não estás atento, assim não vais obter bons resultados...

O aluno temia, respeitava, acatava e até começava a pensar no seu comportamento como aluno e/ou pessoa.

Agora a nova fórmula vai ser o aluno olhar para o professor com segurança e desafio:
- Oh "stor" porte-se bem, dê-me positiva, senão vou dizer ao meu pai (mãe) e depois vai ver a avaliação que vai ter!!!

Como vai ser????
O professor vai... nem sei!!!!!
Talvez vá repensar todo o seu comportamento profissional e abdicar da sua integridade e...
Ai que até tenho medo de dizer... Vamos todos passar os alunos só com medo dos pais????

Aviso já: EU NÃO!!! Eu não me vendo, não abdico das minhas convicções... quem não aprende porque não quer, não merece um prémio, merece a objectividade da classificação de 0 a 20 valores (Secundário), ou níveis de 1 a 5 (Básico)... Senão mudem isso e digam logo que só podemos dar positivas!!!!
Para que servem os Critérios de Avaliação afinal?????

De pobre não passo, a rica não chego! A professora Titular parece que não vou poder ascender... (... e tenho anos de serviço, e experiência, e cargos desempenhados e provas dadas... nem temo avaliações objectivas e sérias...) De qualquer modo ficarei eternamente com um vencimento mensal miserável... isto se entretanto não me considerarem supra-numerária ou incapaz de ensinar, porque sou insubmissa!

Já nem podemos ser humanos e adoecer... porque se faltarmos mais que um x por cento por ano... toma lá o medicamento... nem suficiente és!!!

P.S. Este post nem merece foto!!

1 Comments:

Blogger Fernando Pires said...

Esta postagem fez-me lembrar uma conceituada professora (peço desculpa mas não me lembro do seu nome)que, num seminário acerca do Ensino em Portugal, disse que antigamente dizia aos seus alunos que lhe respondiam de forma incoveniente: -É assim que em casa falas aos teus pais?
Actualmente: -Em casa, aos teus pais, falas como eles te deixam, aqui tens de me tratar com educação.
É esta a evolução dos tempos que todos temos de travar. E esta medida de avaliação dos professores pelos pais, contribui, de forma efectiva, para que a evolução do ensino seja feita dentro do "nacional porreirismo", reduzindo significativamente a autoridade dos professores perante os alunos.
Tenho receio que isto se torne numa verdadeira tragédia no ensino em Portugal. Os professores têm mais meios para avaliar os pais, do que estes aos professores.
No entanto, há que reconhecer que há bons e maus professores, mas também bons e maus pais.
Mais uma vez parabéns pelo blogue, sempre com muitos motivos de interesse.
Cumprimentos alpetrinienses.

quinta-feira, junho 29, 2006  

Enviar um comentário

<< Home