31.7.06

Eça de Queirós... Portugal Perdido


Portugal está perdido.
O país perdeu a inteligência e a consciência moral.
Os costumes estão dissolvidos, as consciências em debandada.
Os carácteres corrompidos.
A prática da vida tem por única direcção a conveniência.
Não há princípio que não seja desmentido.
Não há instituição que não seja escarnecida.
Ninguém se respeita.
Não há nenhuma solidariedade entre os cidadãos.
Ninguém crê na honestidade dos homens públicos.
Alguns agiotas felizes exploram.
A classe média abate-se progressivamente na imbecilidade e na inércia.
O povo está na miséria.
Os serviços públicos são abandonados a uma rotina dormente.
O Estado é considerado na sua acção fiscal como um ladrão e tratado como um inimigo.
A certeza deste rebaixamento invadiu todas as consciências.
Diz-se por toda a parte, o país está perdido.

Eça de Queirós
Lisboa, 1871

(Este texto foi-me endereçado via e-mail, por um grande amigo sempre atento.)

Quanto à imagem... entendam-na livremente, é "apenas" uma foto minha.

Ai Eça se imaginasses como estás tão presente, mesmo na distância do tempo!

2 Comments:

Blogger oasis dossonhos said...

Grande abraço por seres a pessoa maravilhosa que és, um dos patrimónios que desejo salvaguardar até ao final dos meus dias. Quero dizer nesta altura e todos os dias que me faltam para voar: Contigo, o Portugal do coração ganha sempre! Porque partilhas o DOM de seres simples, livre e Pessoa!!!

terça-feira, agosto 01, 2006  
Blogger paula silva said...

Bem-hajas Luis, mais uma vez, por tanto carinho.
São os teus olhos, meu amigo, e o teu coração que me querem ver assim.
Um beijo

quarta-feira, agosto 02, 2006  

Enviar um comentário

<< Home