1.9.06

Férias 2006 - Momentos II

ALPEDRINHA

(Dias da Festa do Anjo da Guarda)


Os Zabumbas, no fim da arruada, depois dos foguetes de sábado às 13 horas, como é tradição.

O Anjo da Guarda, na Capela de seu nome, à noite, depois da Procissão das velas.

A Dona Maria Sanches, no forno a lenha, a tirar uns bolinhos deliciosos, fabrico próprio, artesanal, manjar de deuses.

A arte de embutir a madeira, ainda viva, pelas mãos do Sr. Joaquim Rosa e o seu funcionário Joaquim Pires.
E um poema, para tentar transmitir o que não se consegue dizer, nem fotografar.
Procissão do Anjo da Guarda

Caminho
Num silêncio iluminado
Abraçada a gente boa

Longa é a distância
E quando a banda toca
Arrepia
Até ao fundo da alma

Não sei
Quem acompanhar…
Divido o coração
Segredando às velas
Que o vento
Não apagou
Quem são os eleitos
Que o Anjo
Há-de Guardar.

Ignoro a multidão
Para me sentir mais perto
Dos que amo.

Não é solidão
Apenas o impossível
De estar e não estar
Mesmo querendo
Uma paz insuportável.

Caminham comigo
Passo a passo
Olhares
Esgares
Disfarçados de abraços
Que sentem
O meu sentir:
São os meus Anjos
Os que me guardam
Quando dói existir
Quando as palavras
Se perdem
E as forças falham.

Acredito neste Amor
Puro
Sereno
Partilhado na franqueza
De ler nos olhos
A alma.
(Alpedrinha, Procissão do Anjo da Guarda, Agosto 2006)

2 Comments:

Blogger Grilinha said...

olá Paula.
Cá estou a visitar o seu blog e a dizer-lhe que no meu blog já tenho as ftos das férias.
Estivemos tão perto na noite da procissão e acabámos por nos desencontrar.
Ainda vinha a caminho de Lisboa quando me ligaram a dizer que a Paula tinha estado com a minha prima.
Gostei muito de ter estado em Alpedrinha ao fim de tantos anos penso lá voltar ainda antes do final do ano.
Os esquecidos que a minha prima me deu já não chegaram a Lisboa e só ofereci 1 ao meu marido não fosse ele aceitar mais algum eheh
A semana passada estive internada mas já está tudo bem.

sexta-feira, setembro 08, 2006  
Blogger Fernando Pires said...

Cara amiga Paula:
Pois é, já passou mais um Anjo da Guarda, com a sua intensa e tocante procissão.
Agora decorre a Feira dos Chocalhos 2006 e o facto é que Alpedrinha continua e continuará a ter a sua vida própria. Esta é uma terra de encantos, apreciada por muitos. Infelizmente há pessoas da terra que não queriam que assim e fosse e quanto pior, melhor seria para eles. Mas o facto é que em Alpedrinha, as instituíções funcionam. As associações têm direcções eleitas, umas mais dinâmicas que outras, mas, no fundo, tudo se vai processando dentro da normalidade.
A nossa "amada" Alpedrinha está e estará sempre no nosso coração.

Cumprimentos Alpetrinienses.

sábado, setembro 16, 2006  

Enviar um comentário

<< Home